quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O I da PraçaSete

Terceira tarefa, a que pareceu mais assustadora até agora... Como representar um espaço no WORD, sem usar textos ou imagens?

Bom, a resposta estaria na tipografia. Segundo a Wikipedia, o interesse visual, na topografia, é realizado através da escolha adequada de fontes tipográficas, composição (ou layout) de texto, a sensibilidade para o tom do texto e a relação entre texto e os elementos gráficos na página.

Então aí ficou o desafio, representar algo da cidade, do cotidiano, que eu considere como "boa arquitetura" (o que, naturalmente, envolve também qualquer conceito urbanismo ou paisagístico, visto que ambos também se concentram no que aqui neste curso chamamos simplesmente por arquitetura).

E minha idéia inicial, que pareceu uma piada, uma brincadeira, representar o I como o pirulito da Praça Sete, acabou tomando uma dimensão mais... possível. E, acredito eu, com um pouco de criatividade, até que saiu uma representação visualmente agradável e inteligível.



Porque uma boa arquitetura?
Bom, talvez primeiramente por ser uma forma de ligação entre duas das principais avenidas de Belo Horizonte, a Afonso Pena e a Amazonas. Concentra um dos maiores fluxos de pessoas da cidade, e tem, no seu meio, um dos nossos pontos turísticos, nosso Pirulito, cuja forma é especialmente adequada para representar a realidade da praça, como marco zero do hipercentro de Belo Horizonte. O Pirulito, dado pelo povo de Betim (na época, Capela Nova do Betim) em 1922, na comemoração do Centenário da Independência, é feito de granito e formado por uma agulha de 7m apoiada sobre um pedestal quadrangular adornado por um poste em cada uma de suas arestas. Foi desenhado pelo arquiteto Antônio Rego e construído pelo engenheiro Antônio Gonçalves Gravatá.



EDITADO

Como parte do desenvolvimento do trabalho, a gente ouviu (muitas) críticas, e com elas deveríamos refazer nossos trabalhos.
Eu não fui pessoalmente avaliado, mas, no meu segundo trabalho, resolvi eliminar a parte desenhada da praça, e inserir palavras que situassem mais o lugar, e sua representação, por isso coloquei, num tom bem escuro, CENTRO, ao fundo, e num tom bem claro, MARCO ZERO, no pirulito, dando a ele seu significado. E quis utilizar de diferentes tamanhos de fonte, e do preto e branco, representando mesmo o urbano, o centro do urbano.

0 comentários:


Blogger Templates by Isnaini Dot Com. Supported by ArchiThings.Powered by Blogger